BELO HORIZONTE TORNA-SE CAPITAL DA LITERATURA DURANTE 3ª EDIÇÃO DO SALÃO DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL DE MINAS – 15 A 20 DE AGOSTO

CBL - 08/08/2017 |

Leitores mineiros poderão visitar diversos expositores e participar de extensa programação preparada para o evento, realizado no Parque Municipal, e com entrada gratuita

O encantador universo da literatura poderá ser desvendado e apreciado, na capital mineira, entre os dias 15 e 20 de agosto, durante a terceira edição do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais. Neste ano, uma das novidades se refere à localização do evento, que, pela primeira vez, será realizado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no coração de Belo Horizonte. O Salão do Livro abrigará uma feira com mais de 30 expositores, representando diversas editoras. Além disso, contará com espaços para oficinas, apresentações artísticas, lançamentos de livros e palestras. Dentre os convidados desta edição, destaque para os ilustradores e escritores Nelson Cruz, Ronaldo Simões Coelho, Ilan Brenman, Tino Freitas, Luiz Antonio Aguiar, Mario Vale, Claudio Martins, Angela Leite de Souza, Paula Pimenta e Marilda Castanha, a grande homenageada do encontro literário. Todas as atrações são inteiramente gratuitas.

O Salão é o maior evento do Estado voltado a crianças e adolescentes, e, por isso, segundo Rosana de Mont’Alverne, presidente da Câmara Mineira do Livro, revela-se de extrema importância para a consolidação da cultura literária em Minas Gerais, assim como para o fortalecimento das cadeias criativas e produtivas do livro. “Trata-se de espaço fundamental para valorização da literatura infantil e juvenil, ampliação de seu acesso, formação de professores e mediadores de leitura, bem como para fomento de debates sobre literatura, infância, juventude, educação, cultura e cidadania”, ressalta Mont’Alverne, para quem a literatura é uma possibilidade de ampliação de horizontes. “No momento em que o país se vê afundado numa crise política, econômica, moral e ética, a literatura emerge como oportunidade de ressignificar experiências e tomar um caminho novo, com repertório renovado, que solidifique uma base para a vida de nossas crianças e adolescentes”, completa.

O evento também é realizado em momento de alta do mercado editorial. Se as pesquisas demonstram que os brasileiros deixam de ler ao envelhecer, o nível de comprometimento da nova geração segue animador. Segundo a revista Retratos do Brasil, 84% das crianças de 11 a 13 anos são leitores, do mesmo modo que 75% dos adolescentes entre 14 e 17 anos. Além disso, dados de pesquisa do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da Nielsen, que monitora o mercado de livros no Brasil, mostram que o setor tem apresentado ligeira recuperação neste ano, ao retomar os números de 2015. Já a pesquisa Painel de Vendas do Brasil indica que, em 2017, o varejo de livros acumula mais de R$ 800 milhões em vendas, o que representa aumento de 6,81% na comparação com as 24 primeiras semanas de 2016.

A expectativa é receber mais de 100 mil visitantes durante os seis dias de evento. Entre eles, alunos das escolas públicas e da rede municipal de Belo Horizonte e região, que terão a oportunidade de escolher seus próprios livros e, ainda, de participar das diversas atrações do Salão. A Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais levará 3 mil estudantes da rede estadual para visitar o evento, e cada um deles receberá um vale-livro, assim como os professores que os acompanharem. Já a Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Belo Horizonte levará 10 mil alunos, que também receberão vale-leitura, como parte do programa “Leituras em Conexão”, desenvolvido pela SMED.

Ler Mais: CBL