JOSÉ HAROLDO, O HOMEM "VISGADO" PELO CACAU / Lício de Almeida Fontes / Luiz Ferreira da Silva (org.)

Os autores, ao expressarem gratidão ao homenageado, descrevem a sua trajetória profissional, eivada de alta capacidade gerencial, visão grande angular e os resultados alcançados na cacauicultura nacional. Não se trata de um biografia, mas um alinhavado de conhecimentos vividos e informações adicionais colhidas, com a intenção de gravar a MEMÓRIA de um HOMEM simples, mas grandioso, divulgando-a as gerações subsequentes, mantendo viva a sua HISTÓRIA de vida.

Este é o décimo segundo livro de Luiz Ferreira da Silva editado pela Scortecci Editora. Engenheiro-Agrônomo, Pesquisador aposentado e Escritor. Nasceu na Cidade de Coruripe, Alagoas; formou-se na UFRRJ, 1962; e trabalhou por 30 anos na CEPLAC-BA, exercendo atividades de pesquisas e gerenciais, tendo sido Diretor do Centro de Pesquisas do cacau.

Tópicos
- Desenvolvia-se uma máxima – o espírito do corpo institucional – que nada era em termos sucintos – o Banco do Brasil em primeiro lugar. Essa filosofia fora implantada na CEPLAC, como não poderia deixar de ser, haja vista a sua fundação pelos funcionários oriundos. (Capítulo II)
- Uma das qualidades de Zé Haroldo era a de ouvir, saber interpretar e executar as informações técnicas e gerenciais da sua equipe, usando a sua inteligência e visão grande-angular, obtendo resultados abrangentes e de repercussão futura. (Capítulo III)
- Após 17 anos no comando da CEPLAC, eis a hora de ir embora. Iniciava-se a chamada nova república (com letras minúsculas), prevendo-se a avidez dos políticos por cargos e consequente desmantelamento das instituições. Reuniu os dirigentes e pronunciou comovente e sincero discurso. Mais que isso, um alerta e ensinamentos. (Capítulo VII)
- Antes do combinado, Zé Haroldo empreendeu a sua viagem estelar nos deixando em fevereiro de 2004. Pessoas como ele, com relevantes serviços prestados em vida terrena e sempre no caminho do bem, não morrem jamais. Apenas se encantam. (Capítulo X)
- Zé Haroldo estava prestes a deixar a CEPLAC e pairava dúvidas sobre a sua capacidade gerencial no setor privado com o argumento de que ele fora sempre do setor público. Ele provou e quebrou tal determinismo de discriminação com o servidor do governo ao prestar serviços ao Grupo Ipiranga com a mesma desenvoltura e sabedoria. (Capítulo VIII)
- E para encerrar os autores fazem questão de ressaltar que o presente livro não se trata de uma biografia, mas um tributo ao Zé Haroldo, de modo a deixar gravada a sua memória, considerada a grandeza do Homem que viveu para servir a lavoura do cacau sem nada cobrar em troca. (Capítulo XI)

Lício de Almeida Fontes, 78 anos, é natural de Itabuna (BA), advogado e administrador. Formou-se e cresceu profissionalmente na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), iniciando-se como escriturário quando a instituição começava a dar os seus primeiros passos. Nela, onde serviu por 27 anos, assumiu cargos relevantes sob a ética institucional: Diretor Administrativo e Coordenador Regional. No setor privado, colocou toda sua experiência adquirida como Diretor Geral da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo na região sul da Bahia, durante 17 anos. No setor educacional foi professor de Direito e Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz. Atualmente reside em Salvador (BA).

Luiz Ferreira da Silva, 80 anos, é natural de Coruripe (AL) e engenheiro agrônomo pela UFRRJ, 1962. Iniciou-se na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) em janeiro de 1963, como primeiro e último emprego, formando-se profissionalmente sob a ética desta instituição agrícola única. Exerceu atividades de pesquisas/solos nas áreas de pedologia, zoneamento agroecológico e levantamento de recursos naturais. Também, no setor gerencial, foi Chefe da Divisão de Geociências, Diretor do CEPEC, Diretor do DEPEA (Amazônia) e Coordenador Adjunto Regional. Depois de aposentado, prestou consultorias a instituições de ensino e órgãos de pesquisas. Publicou 75 artigos científicos, quatro livros técnicos e 15 obras literárias. É casado com a Sr. Airma Tenório Ferreira, com a qual fundou uma família: três filhos, sete netos e dois bisnetos. Atualmente reside em Maceió (AL).

Serviço:

José Haroldo, o Homem "Visgado" pelo Cacau
Lício de Almeida Fontes
Luiz Ferreira da Silva (org.)
Scortecci Editora
Biografia
ISBN 978-85-366-5222-1
Formato 14 x 21 cm
116 páginas
1ª edição - 2017
Preço: R$: 30,00