ITALIANO IMIGRANTE / IVANOR FERRONATTO

"Como servir a dois países? Um que ficou para trás e o outro que será todo o futuro! O primeiro, rico em cultura e de historia milenar, berço do catolicismo e de tantas outras referencias mundiais, mas que, não tinha como alimentar a população carente e sem trabalho, optando entre vê-los morrer de fome e doenças, por "exportá-los". O segundo, de dimensões continentais e de baixa densidade populacional, com economia incipiente e pouco diversificada, de braços abertos a todos que pudessem inserir em seu solo, novas sementes. Este é o cenário da saga da família Berto, que partiram da Itália sem qualquer poder econômico, mas trazendo como lastro os costumes sociais, a religiosidade, a cultura, os valores familiares e o conhecimento de produção. O autor conduz o leitor, a mergulhar na alma de cada componente desta família, oferecendo emoção a cada virada de página, lhe despertando o choro e o riso, além de mostrar como se originou o grande pólo de desenvolvimento em parte do Brasil. Ao iniciar a leitura, com certeza será levado a querer descobrir o Italiano Imigrante, percorrendo caminhos que se iniciam por volta de 1875 e chega próximo a 1980 descortinando os acontecimentos políticos ocorridos no período,  parte da história dos dois países. Até onde foram cidadãos italianos em solo brasileiro, e a partir de quando passaram o deixaram de ser. Quais os hábitos e laços que mantiveram com a antiga pátria, e perceba, como um sociólogo, a inserção paulatina, constante e transformadora deste individuo na nação Brasileira, formando população única, forte, forjada em valores trazidos pelos imigrantes de diversas nações, aqui em particular, o italiano. O leitor certamente  estará emocionado ao descobrir o Italiano Imigrante. Comece por Costantin."

Romance ficção, de grandes emoções e fatos históricos abrangendo imigrantes italianos no período de 1875 a 1884 na Itália e no Brasil até meados de 1980, assentados na colônia imperial Donde D'Eu, atual Garibaldi, RS.

Ivanor Irineu Ferronatto, nasceu em 19.09.1950, no distrito de Osbaio Alto, Sarandi, RS., Radicou-se em P.Alegre em 1969.Formado em Contábeis e Direito até o 7 sem Trabalhou em empresas jornalísticas por 15 anos. Foi fundador e primeiro presidente de sindicato de trabalhadores. Como jornalista publico mais de uma centena de artigos e crônicas. Autor do Manual de Administração de Pequenas e Médias (PUCRS), Universitário Dezenove 1/2 Quatro e Com Texto: O Homem Desnudo pela EST. Como profissional assessorou diversas empresas, entre elas a Decision Business (FGV RS) nos últimos 20 anos.

Serviço:

Italiano Imigrante
Ivanor Irineu Ferronatto
Editora CRV
Romance ficção
ISBN 978-85-444-0225-2
Preço: R$ 65,90