INDISCIPLINA ESCOLAR / Loyése Gomes dos Santos

d

O presente livro traz para a mesa de debates os resultados obtidos a partir de uma pesquisa que investigou as causas que desencadeiam e mantêm comportamentos indisciplinados em alunos de escolas, sobretudo públicas, e assim almeja fomentar ações que visem manter tais comportamentos em níveis aceitáveis.

A referida pesquisa (de cunho documental) se desenrolou a partir de um livro de ocorrências, pertencente a uma escola pública do ABC paulista, cujo conteúdo remete a casos de indisciplina envolvendo alunos do Ensino Fundamental II, do período vespertino. Num primeiro momento, buscou-se o significado e o significante da palavra disciplina e de seu antônimo (estudo etimológico com busca em dicionários, com apoio de cunho filosófico e histórico) passando, a seguir, pela revisão da literatura que trata do tema indisciplina com as posições de renomados autores; e num segundo momento dirigiu-se ao conteúdo do livro de ocorrências, já citado, esmiuçando os relatos e colocando-os sob um olhar questionador/verificador (tendo como suporte e comparativo trabalhos de estudiosos que também se debruçaram sobre tais questões) confrontando com conhecimentos prévios sobre o assunto e observações feitas durante visitas à escola. O conjunto de informações demonstrou que as causas da indisciplina estão espalhadas numa complexa rede de relações sociais e interpessoais internas e externas à escola, ganhando contornos ainda mais perturbadores e de difícil solução porque estão associadas ao que, no texto, foram tratadas como complicações agregadas. A pesquisa indicou, também, que a problemática exige abrangência no seu enfrentamento; portanto, a interdisciplinaridade, a aproximação entre escola e família, o comprometimento do Estado e a leitura atenta deste livro são fatores preponderantes, ou seja, união de esforços para edificar uma escola melhor.

O autor é especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André e em História pela Unifec (União para Formação, Educação e Cultura do ABC). Atualmente é professor titular PEB II da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Em 2010 apresentou à PUC-SP pesquisa monográfica intitulada: “As causas da indisciplina investigadas a partir da análise do livro de ocorrências de uma escola pública do ABC Paulista”. O trabalho deu origem a este livro que se pretende seja instrumento para divulgar de forma mais abrangente os resultados da pesquisa, bem como disponibilizar mais “uma cadeira” junto à mesa de debates para que o leitor se posicione, inteire-se da problemática, tire suas próprias conclusões e contribua de alguma forma, no âmbito de seu papel social, para uma educação de melhor qualidade.

Serviço:

Indisciplina Escolar
Um Debate Sobre as Possíveis Causas e Soluções, o Livro de Ocorrências e as Complicações Agregadas
Loyése Gomes dos Santos
Scortecci Editora
Educação
ISBN 978-85-366-4877-4
Formato 14 x 21 cm
80 páginas
1ª edição - 2016
R$ 18,00