HISTÓRIAS DO POVO DE DEUS / Mauro Mendes

Histórias do povo de Deus é constituído de seis partes e dois apêndices e interessa tanto a principiantes quanto a estudiosos da Bíblia. Os principiantes terão oportunidade de fazer um primeiro contato com episódios bíblicos especialmente escolhidos, entre os quais a história dos principais patriarcas, a origem dos filhos de Israel e sua saída do Egito, a conquista da terra prometida, as primitivas formas de governo do povo hebreu, profecias e prodígios operados pelos profetas e as mais importantes passagens da vida de Jesus. Todos os relatos são ricos em referências, o que permite sua fácil localização na Bíblia e o aprofundamento posterior dos temas tratados. Os estudiosos da Bíblia enriquecerão seus conhecimentos pela nova e particular visão do autor sobre diversas passagens controversas do Antigo e do Novo Testamento, documentada por meio de centenas de notas críticas de rodapé e referências bibliográficas e pelo cotejamento com textos da Vulgata e da Septuaginta e de outras versões da Bíblia nas principais línguas conhecidas. Destacam-se a discussão dos conceitos de profeta e de messias segundo a mais antiga tradição judaica e a discussão sobre se Jesus foi ou não o messias esperado pelo povo judeu.

Cada uma das seis partes pode ser lida de forma independente, mas a leitura prévia das partes II, III e IV possibilita um melhor entendimento das partes V e VI e dos apêndices. O apêndice 1 apresenta um original estudo comparativo entre a antiga missa da Igreja Católica segundo o rito romano e o antigo ritual da expiação previsto na lei mosaica. No apêndice 2, discutem-se algumas profecias, ditas messiânicas, do evangelho de Mateus.

"O autor consegue o prodígio de reunir erudição e simplicidade. Erudição, porque levanta um acervo bibliográfico admirável, no qual permite o diálogo entre autores especializados. Simplicidade, porque consegue traduzir tudo isso em uma linguagem clara e acessível, que passa ao leitor a impressão de que são temas de fácil compreensão, ocultando, ele mesmo – o autor – o intenso trabalho que teve de leitura, estudo e renúncia de horas e horas. Esta, aliás, é a grande virtude da escrita com maestria: traduzir temas ricos e complexos em apresentação simples e objetiva.”
Do prefácio de Flávio Santos

“É patética a cena em que, depois de construir o altar, Abraão, a muito custo, consegue dominar Isaque, um adolescente cheio de vigor, amarra-o sobre a lenha, onde fica se debatendo, e pega o cutelo para degolá-lo, cumprindo a ordem que recebera de imolar o seu único filho. Até hoje, a tradição cristã, que exalta a fé do patriarca, ignora o desespero de Isaque, ao ver o rosto afogueado e os olhos chamejantes do pai e o cutelo se aproximando velozmente da sua garganta. Após o sacrifício do carneiro providenciado, no último instante, por Javé, Abraão e Isaque desceram o monte e empreenderam o caminho de volta para casa sem trocar uma palavra. Nunca mais pai e filho puderam olhar um para o outro de frente.” Do livro Histórias do povo de Deus

Mauro Mendes nasceu em Fortaleza (CE) em 1945. É engenheiro químico sanitarista e reside em Salvador (BA). Publicou o livro de poemas e prosa poética Garatujas (Scortecci, 2015) e Virgílio e os cantadores e outros ensaios (Mondrongo, 2017).

Serviço:

Histórias do Povo de Deus
Assim Caminha a Humanidade
Mauro Mendes
Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-5386-0
Formato 14 x 21 cm
324 páginas
1ª edição - 2018
Preço: R$ 50,00