FUNDAMENTOS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL / Jorge Brandão

De que forma um professor de Matemática deve trabalhar este campo do saber em sala de aula quando existem discentes com deficiência visual ou que possuem dificuldades de aprendizagem neste campo do saber? Ora, analisando a expressão “estudante com deficiência visual”, excluindo-se “deficiência visual” fica “estudante” e, por conseguinte, têm direitos e deveres iguais aos demais.

Logo, o docente pode trabalhar conforme planejou sua atividade. É claro, com adequações. Mesmo raciocínio vale para você, nobre leitor(a). Este material foi pensado no método passo a passo onde você dedicando até 60 minutos para ler, compreender e se exercitar, você entenderá a “essência” do Cálculo Diferencial e Integral com uma variável. Ou seja, cada lição é composta de até sete passos, da 1ª à 5ª LIÇÃO visando entender a construção do saber. A partir da 6ª Lição, a qual esperamos que os procedimentos tenham sido bem assimilados até então, recomendamos dedicação de tempo de, no mínimo, 60 minutos.

Iniciamos com um questionamento: antes de P e B escrevemos...? Se a resposta for M, então a frase “Roberta não apoia esta regra” deve ser escrita “RoMberta não aMpoia esta regra”. Concordam, nobres leitores? Desta feita, este livro serve de base para resolver situações problemas atreladas ao Cálculo Diferencial e Integral com uma variável partindo do princípio de que soluções prontas não auxiliam o desenvolvimento do pensar matemático. Argumentando soluções e indicando as principais causas de erros cometidos, esperamos que o/a discente consiga desenvolver sua capacidade de raciocinar neste campo do saber.

Jorge Brandão - Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Matemática pela UFC (1996), mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela UFC (2001). Atualmente é professor de Matemática para Engenharias do Centro de Tecnologia (CT) da UFC. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) Matemática adaptada para pessoas com dificuldades de aprendizagem; (2) Geometria e Física (Ensino Médio) para pessoas com deficiência visual; (3) Avaliação de ensino e de aprendizagem; (4) Análise de Erros e (5) Tecnologias adaptadas para pessoas com deficiência visual. Participa do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da UFC e ministra aulas para os mestrados acadêmicos do CT. Coordena grupo de estudos em métodos e técnicas de ensino de Matemática e Física para engenharias. A partir deste grupo, faz adaptações a partir de vivências tanto de conjuntos difusos quanto de fenômenos de transportes (conteúdos típicos das engenharias) para pessoas com deficiência visual. Com efeito, devem-se respeitar os limites de cada pessoa, todavia, podem-se explorar suas potencialidades.

Serviço:

Fundamentos De Cálculo Diferencial e Integral
Para quem Não Gosta, Mas Precisa
Jorge Brandão
Scortecci Editora
Matemática
ISBN 978-85-366-4962-7
Formato 14 x 21 cm
180 páginas
1ª edição - 2017
Preço: R$ 35,00