CEARÁ LEITOR



É um projeto de incentivo à leitura que por meio de ações culturais e de formação tem o intuito de disseminar e divulgar os autores e a produção das editoras cearenses.

O Ceará como pioneiro em diversas movimentações culturais, como a criação da Academia Cearense de Letras, Secretaria de Cultura do Estado, Movimento literário: Padaria Espiritual, Rachel de Queiroz como a primeira mulher a integrar a ABL ( Academia Brasileira de Letras) , tem como compromisso garantir que todos tenham acesso a esses e outros conhecimentos ligados a nossa Terra, e a leitura é um meio de despertar e construir o entendimento, independente da idade e condições sociais. Ler é Viver.

CEARÁ LEITOR teve início em Guaramiranga, e consequentemente irá percorrer as cidades de Baturité, Aquiraz, Maracanaú e Horizonte. Numa livraria adaptada em micro - ônibus, “Booktruck”,uma maneira de lembrar que a leitura alimenta o espírito, o público ainda tem oportunidade de adquirir com preços diferenciados, obras de editoras cearenses de diversos temas, um jeito inovador de aproximação e entretenimento para as cidades contempladas.

O intuito vai além, pois tem a aspiração de por onde passar, formar um Clube de Leitores, e para dar o pontapé inicial será feito uma doação de uma cesta de livros aos municípios contemplados para o incentivo e dinamização dos acervos literários de bibliotecas públicas e escolares, e palestra de orientação de como iniciar o clube.

As atrações culturais acontecerão em lugares abertos e de grande circulação. O propósito é: ir onde a população se concentra.

Organizado pela Instituto Viva Brasil de Cidadania e Cultura e realização da Câmara Cearense do Livro, com apoio do SEBRAE , SECULT - CE e Governo do Estado do Ceará, tem o intuito de atingir o maior número possível de pessoas, que terão oportunidade de conhecer e adentrar nesse fantástico mundo que a leitura nos proporciona.

Facebook do Projeto: https://www.facebook.com/cearaleitor/?fref=ts



AGENDA* :
BATURITÉ - 30 a 31 de MARÇO 01 e 02 de abril na Praça da Matriz 

Atrações
30 de março - Chegada e abertura da livraria Booktruck.
31 de março das 13:30 ás 17:30 h - Oficina literária - Dinamização de acervos em bibliotecas poesia-conto-crônica e cordel com Arlene Holanda
Dia 01 de abril às 16:00 h - Declamação de cordéis por Klévisson Viana e lançamento do Livro João e o Pé de Feijão das Edições Demócrito Rocha
Dia 02 de abril às 9:30 h - Contação de histórias por Vania Rodrigues e Jacinto Monte (Grupo Chuáá e Zip Zap) e lançamento do livro de Carolina Holanda Pavão Um grilinho Feliz da Editora Caminhar.

*sujeita a alterações

As programações das cidades de Aquiraz, Maracanaú e Horizonte serão divulgadas em breve.

Um pouco sobre os autores que irão compor o evento de Baturité.

Arlene Holanda, escritora, historiadora, designer, ilustradora, produtora cultural, arte educadora é um exemplo de como nossos artistas são multifacetados, nascida em Limoeiro do Norte conquistou o Brasil e prêmios importantes na literatura, com vários livros publicados e inúmeros projetos executados faz parte da história do nosso Ceará.

Klévisson Viana, passou a infância entre repente, poesia e cultura popular, e essa vivência o tornou um artista que transita em várias artes. Poeta, contador de histórias, cartunista, xilogravador e editor, com vários livros publicados e dezenas de folhetins de cordel, com versões que vão além do papel,(teatro, quadrinhos e TV) , conquistou não somente o público brasileiro, um cearense de Quixeramobim que pegou o rumo a Paris, Bélgica, Itália, Holanda e Turquia. Vencedor de vários prêmios importante é uma referência de talento para nosso Estado.

Carolina Holanda Paixão, começou a escrever na infância e até hoje continua a transferir para o papel a poesia que é viver. Trabalha em projetos que unem literatura, teatro e educação, percebe a vida como uma caixinha de surpresas que sempre a faz ter a certeza que viver é um Dom.