A TOCA DO URSO / Maria Luiza Malina

No inverno passávamos um bom tempo na janela recitando uma poesia em coro, para ajudar a semente da flor da neve a eclodir, avisando que o inverno já foi embora...
“Zimo, zimo už jdi pryc...”
“Inverno, inverno vai embora já”

Aos 8 anos, Adela presencia uma grande tragédia na aldeia em que viviam. Sem alternativa, foge salvando sua própria vida e de suas duas irmãs. São encontradas por uma família com a qual passam a viver. A perda de memória a ajuda a sobreviver, mas em sonhos revê cenas e se atormenta sem nada entender junto aos sentidos, como o olfato, que remetem toques desconfortantes. Preservadas pela família, devido ao regime político, ela convive com as sensações que aos poucos avivam a memória, até o romper da adolescência, quando as recordações eclodem, sem nada contar aos pais adotivos. Na juventude, coincidências passam a juntar o passado. Grandes acontecimentos passam a ocorrer na vida de Adela. Este conto é uma ficção, inspirada no trabalho emocionante da escultora tcheca que idealizou o Monumento à Crianças Vítimas de Guerra, situado em Lídice, na República Tcheca. Ela perpetuou a vida das crianças através da escultura, inspirei-me a dar vida a quatro crianças. Após o contato com a obra, sentia que deveria escrever uma história infantil para alegrá-las. Escrevia e não me satisfazia. Esta sensação chegou ao fim quando iniciei em 2014 este conto, em meio a chás e bolachas.

Maria Luiza Malina - Nasceu em 1947 em Avaí, interior de São Paulo. Professora com especialização em Psicologia e Artes Plásticas. As influências alemã e tcheca a levaram a introduzir toques das tradições em seus contos. Exerceu várias atividades, dentre as quais a predileta foi ser mãe de três filhos e avó da Nicky, a grande inspiradora de histórias. Autora de contos publicados em 2013 nas antologias das oficinas em que participa: O Segredo de Cada Um e Âncoras; e em 2016 O Enredo de Cada Um. Continua a passear o lápis no papel com simplicidade, paixão e certo humor.

Serviço:

A Toca do Urso
Maria Luiza Malina
Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-4871-2
Formato 14 x 21 cm
100 páginas
1ª edição - 2016
R$ 35,00