202 PERFUMES PARA PROVAR ANTES DE MORRER - VERSÃO MASCULINA, de Daniel Barros / BLOG LIVROS E OPINIÃO

Blog Livros e Opinião

A escolha errada de um perfume pode provocar situações constrangedoras. Verdade! Você pode achar que o aroma é divinamente fantástico para aquela ocasião, mas na realidade... não é. Pelo contrário: o efeito é devastador para quem está perto de você.

Um amigo que trabalha em uma perfumaria num shopping, me disse há algum tempo, que não basta escolher um aroma, passar no corpo e sair por aí. Saber escolher o perfume certo é uma arte.  Este meu amigo perfumista costuma dizer que uma fragrância não perfuma apenas a pele, mas a alma. Por isso, temos de escolher fragrâncias que combinem com a nossa personalidade.

Ele lembra ainda que para cada ocasião existe uma fragrância ideal. Por exemplo, é constrangedor uma pessoa ir trabalhar durante o dia usando um perfume típico para eventos sociais noturnos ou pior: passar, à la vontê, nas axilas uma fragrância que deve apenas ser respingada atrás das orelhas ou no pescoço.

Não fazia idéia, mas na realidade, a perfumaria é uma arte. Talvez, por isso, o livro “202 Perfumes Para Provar Antes de Morrer – Edição Masculina” do autor Daniel Barros, lançado pela Scortecci Editora em 2014 tenha batido recordes de vendas. Cara, o livro vendeu muito, mas muito, de fato. Vendeu tanto que a editora decidiu  publicar uma 2ª edição da obra neste ano, lembrando que existe também uma edição feminina do livro chamado “303 Perfumes Para Provar Antes de Morrer” que foi publicado em 2015.

O livro de Barros foi um ‘achado’ para os amantes da perfumaria já que eles tem recursos muito limitados se quiserem ler assuntos relacionados à sua ‘paixão’. O autor presta uma verdadeira consultoria para aqueles leitores que ficam confusos na hora de escolher um perfume.

O argumento principal utilizado por Daniel Barros tanto a edição masculina quanto a feminina do livro - é explorar os mais importantes perfumes dentro de cada família olfativa. Todos os perfumes são bem conhecidos do autor, que os descreve e os aconselha para seus públicos específicos. É um guia prático e fácil de consultar, assim como fácil de entender.

Em “202 Perfumes Para Provar Antes de Morrer – Edição Masculina” Daniel Barros mostra de maneira didática as diversas possibilidades do mundo da perfumaria masculina. A proposta é fazer com que o leitor encurte o caminho para escolher o seu perfume (ou estilo) ideal, assim como também ampliar seu horizonte olfativo e aprender a se conhecer melhor por meio de fragrâncias.

Todas as resenhas sobre perfumes que constam na obra têm como base testes pessoais feitos com fragrâncias que pertencem à coleção do autor. Ele escolheu falar daquelas que gosta e deixar de fora as consideradas ruins. Ele escreve ainda sobre a origem do perfume, os gostos dos brasileiros, a atividade de perfumista, os métodos de extração, a memória olfativa, a linguagem do perfume, conselhos de aplicação entre outros temas.

Ler Mais: Blog Livros e Opinião